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Desenho lateral do Finn
Documentos Técnicos da Classe Finn:
Regras da Classe Finn - Fevereiro 2023
Alterações das Regras da Finn - Fevereiro 2023
Relatório da Finn - 2022
Certificado de Medição da Finn - Junho 2018
Formulário de Medição da Finn - Março 2011
Classe Finn Sites:
Classe Brasil: luis.mosquera@siemens.com
Finn Internacional: www.finnclass.org
Súmulas Campeonatos Estaduais:
Finn - CC 2011 (12, 13, 14 e 15/11)
Finn - CNC 2012 (15, 16, 17 e 18/11)
Finn - ICRJ 2013 (15, 16 e 17/11)
Finn - ICRJ 2014 (28, 29 e 30/11)
Finn - ICRJ 2015 (13, 14 e 15/11)
Finn - CNC 2016 (18, 19 e 20/11)
Finn - ICRJ 2017 (11, 12, 13 e 14/11)
Finn - ICRJ 2018 (30/11, 01 e 02/12)
Finn - ICRJ 2019 (25, 26 e 27/10)
Finn - ICRJ 2020 (16, 17 e 18/10)
Finn - ICRJ 2021 (10, 11 e 12/09)
Finn - ICRJ 2022 (2, 3 e 4/12) ADIADO
Finn - ICRJ 2023 (8, 9 e 10/12)
História do Finn: O Finn nasceu da mão do designer de canoa sueco Rickard Sarby em 1949 como sua entrada em um concurso de design para selecionar um novo barco monótipo para os Jogos Olímpicos de 1952 em Helsínquia, na Finlândia. Qualquer outra coisa que ele pensasse naquele dia, ele não pode ter imaginado que os velejadores de todo o mundo ainda estariam aproveitando e correndo o mesmo design 60 anos depois. Em 2016, o Finn velejou pela 17ª vez em Jogos Olímpicos e é o barco mais longo a serviço da Regata Olímpica.
Durante mais de seis décadas, este monotipo puro sangue único teve uma influência incalculável no mundo da vela, sendo uma mistura de um barco de clube popular, lenda olímpica e professor de muitos velejadores tops. O Finn é um dos sobreviventes do mundo da vela. Sobreviveu a inúmeras re-seleções de classes olímpicas e 60 anos de desenvolvimento técnico cuidadoso, dos cascos de madeira, mastros de madeira e velas de algodão da década de 1950 aos cascos de fibra, aos mastros de carbono e às velas de kevlar da década de 1990. Tem sofrido críticas ao longo dos anos por ser difícil de navegar e caro para fazer campanha, mas sempre ganhou. E, apesar de tudo isso, fortaleceu sua posição como o principal veleiro do mundo para a navegação tática e técnica de um velejador.
Se o Finn provou uma coisa, é que a mudança por causa da mudança raramente é uma boa idéia. O Finn ainda está provendo ao mundo dos Yachts com velejadores de alto calibre que se deslocam da classe para coisas maiores. Talvez não seja coincidência que dois de seus timoneiros mais famosos - e ambos vencedores da medalha olímpica de Finn (John Bertrand (AUS) - Bronze 1976; Russell Coutts (NZL) - Gold, 1984) - ambos timonearam para a glória da América's Cup.
Mas o Finn é muito mais do que apenas as Olimpíadas - um pináculo que muitos aspiram, que poucos alcançam, mas que todos os velejadores de Finn podem se identificar e aprender. Velejando o Finn vai de mãos dadas com o desenvolvimento de força de caráter, perseverança, tenacidade e o desafio de fazer algo difícil muito bem. Para muitos, o Finn é a encarnação perfeita do ideal olímpico, onde quer que seja velejado, e talvez essa seja a atração final de um barco que tenha prosperado durante meio século como uma classe líder na cena mundial de iates.
Especificações:
Código da Classe: FINN
World Sailing Status: Internacional
Tipo de casco: Barco de bolina
Ano de Status: 1956
Numero de tripulante: 1
Projetista: Rickard Sarby
País de Origem: Suécia
Material do casco: Fibra
Projetado no ano: 1949
Comprimento do casco: 4.5 m
Boca: 1.5 m
Área Vélica: 10.2 m²
Peso do casco: 107 Kg
Volume: 123