FEVERJ - História
O Conselho de Representantes propôs então a denominação de "FEDERAÇÃO DE VELA DA GUANABARA E RIO DE JANEIRO" em 6 de dezembro de l97l e na reunião realizada no Clube Naval em l7 de janeiro de l972, aprovou os Estatutos, encaminhando-os ao C.N.D. sob protocolo nº 692/72. No aguardo desta decisão, foi prorrogado o mandato da Diretoria, por 6 meses e à seguir, mais 6 meses. Findo este prazo e com a saída do Presidente, assumiu o Vice, Sr. JOHN HARLEY DAVIES, de 5 de março de l972 à l0 de abril de l972.

Realizadas as eleições e sem decisão do C.N.D., tomou posse o Sr. HELCIO ERASMI LOPES, de ll de abril de l972 à 3l de março de l974. Foi proposta, então, em 7 de abril de l972 a "FEDERAÇÃO CARIOCA DE IATISMO", na Guanabara e "FEDERAÇÃO FLUMINENSE DE IATISMO", no Estado do Rio de Janeiro. Enquanto não houvesse a separação oficial, permaneceria a atual organização até 3l de dezembro de l972. Em reunião de 8 de dezembro deste ano, o Conselho de Representantes, por unanimidade, "Retificou a decisão anterior que determinava o afastamento dos clubes de Niterói à partir de lº de janeiro, voltando os mesmos à condição de Membros Natos da F.V.C."

Em 11 de junho de l973, a "FEDERAÇÃO CARIOCA DE VELA" foi agraciada com a "MEDALHA DO MÉRITO DE TAMANDARÉ". Vale ressaltar que a referida comenda foi oferecida ao Presidente em exercício, declinando este da honraria em favor da F.C.V.
Avisos

Em 28 de novembro de l973, foi a sede da entidade adquirida em parte, com as salas l2l0 e l2ll e em l8 de janeiro de l977, a sala l2l2 foi incluída no patrimônio.

Reeleito o Sr HELCIO ERASMI LOPES, de lº de abril de l974 à 3l de março de l976. Durante este período, em 24 de julho de l974, inaugurou-se oficialmente a Sede da Federação e as reuniões da Diretoria eram agora, ali realizadas; as do Conselho de Representantes permaneceram nas agremiações filiadas. É de se notar também, que em 7 de junho de l974, foi proposta a criação da "CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA", pelo ICRJ, idéia não concretizada.

Na reunião de 28 de agosto à 4 de outubro do mesmo ano, em caráter permanente para tratar da exigência da Comissão designada pelo C.N.D. para estudar a fusão dos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro e propor os estatutos da nova Entidade, sugeriu-se a criação de "FEDERAÇÃO DE IATISMO DO RIO DE JANEIRO", encaminhando-os à referida Comissão. Em l6 de maio de l975, foi informado oficiosamente à F.C.V., a aprovação dos mesmos. Por isso, em lº de julho de l976, adotou-se a razão social de "FIRJ", mas em 5 de julho, o C.N.D., na decisão proferida no Processo CND 273/75 determinou a designação de "FEDERAÇÃO DE VELA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO", que permanece até hoje.

Seguiram-se na Presidência, o Sr. DENIS RICHARD CLEMENCE, de lº de abril l978 à 3l de março de l98l. Na sua administração, fundou o RIO VELA CLUBE, sobre a égide da Federação, destinado à legalizar os iatistas não pertencentes às tradicionais agremiações. Depois o Sr. HUASCAR RODRIGUES, de lº de abril desse ano à 3l de março de l984. Reeleito, dirigiu a FEVERJ até 20 de dezembro de l984, quando afastou-se. Tomou posse o Vice Presidente, Sr. PAULO OSÓRIO MONTEIRO DE BRITO, completando o período até 29 de março de l987.

Eleito para a nova gestão, o Sr. FERNANDO JOSÉ PIMENTEL DUARTE, de 30 de março de l987 à l5 de março de l990. Durante sua administração reativou o Boletim da Federação, adotando o nome "YACHTING BRASILEIRO", em homenagem à JOSÉ CANDIDO PIMENTEL DUARTE, um dos primeiros Presidentes da Entidade.

Seguiu-se o Sr. ANTÔNIO LUIS GALVÃO DO RIO APA, de l6 de março de l990 à l5 de março de l993. Reeleito, solicitou a redução de seu mandato para dois anos, adequando à nova lei esportiva vigente, deixando o cargo em l5 de janeiro de l995. É de justiça lembrar a organização, informatização e a realização de eventos em todo o Estado, dinamizando a atuação da Entidade. Neste período, estiveram filiados 24 agremiações, 25 classes reconhecidas, 552 embarcações e 1.350 iatistas federados.

Em l0 de janeiro de l995, assumiu o C.M.G. FLAVIO AINSWORTH BARCALA, até l5 de janeiro de l997. Neste último biênio, de l6 de janeiro de l997 à l5 de janeiro de l999, preside a FEVERJ, o Sr. Carlos Alberto Dias Parizzi. Atualmente, as Agremiações Federadas são: PCSF, ICI, RYC, ICB, JIC e CNC, de Niterói e ICJG, ICRJ, CIC, ICR, GVEFOMM, CC, GVEN, CRG, CN-P, CCB, com sede da Cidade do Rio de Janeiro e GVCN e BYC, de Angra dos Reis. Existem 20 classes reconhecidas e l.500 atletas federados, em todos em atividade.

O atual desenvolvimento da FEVERJ foi conseguido pelas várias administrações que sempre acrescentaram suas experiências e dedicação. Muitos dos que não são citados, contribuíram de forma à transformar uma LIGA, na FEDERAÇÃO respeitada que é hoje na vida esportiva deste País. Anônimos de desinteressados, um preito de gratidão aos que partiram. Aos que ainda aquí estão, o orgulho pelo que ajudaram à construir.
SOBRE

FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro é a única entidade esportiva autorizada a organizar e realizar regatas e enventos náuticos no estado do Rio de Janeiro.
© 2019 FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro