Classe Windglider/Windsurfer (ex olímp. 1984 Masc.)

Logo da Windglider

Desenho lateral da Windglider
Desenho em planta da Windsurfer LT

Desenho da vela da Windsurfer LT

Documentos Técnicos da Classe Windglider:
Regras da Classe Windglider - 2022
Relatório da Classe Windglider - 2022
Apresentação IWCA

Classe Windglider Sites:
Windglider Internacional: www.windsurferclass.com

Súmulas Campeonatos Estaduais:
Estadual Windglider - 2006 a 2023 - não foi realizado

Hall da Fama - Campeões Estaduais Windglider

A História do Windsurfer Em 1968, Hoyle e Diana Schweitzer fundaram a empresa Windsurfing International no sul da Califórnia para fabricar, promover e licenciar um projeto de windsurfista feito de polietileno. A patente de propriedade conjunta foi totalmente licenciada à Windsurfing International.
O 'Windsurfer' foi o prancha original produzido em massa e ganhou instantaneamente atenção mundial, o que rapidamente gerou o enorme crescimento e popularidade do esporte. O Windsurfer Original era um projeto estrito (1968-1984) que vendeu mais de 400.000 unidades - ainda a maior classe de vela de todos os tempos.
Os primeiros campeonatos mundiais da classe Windsurfer foram realizados em 1974.
Dois anos depois, em 1976, em Nassau, Bahamas, 456 competidores participaram do que foi o maior evento de vela de one-design de todos os tempos. Aqui, Robbie Naish, de 13 anos, do Havaí, conquistou o título geral. Naish continuaria dominando o esporte pelas próximas décadas.
Ao longo dos anos 70 e 80, a classe Windsurfer foi o rei das regatas de velejadores amadores em todo o mundo, com eventos internacionais e nacionais atraindo grandes flotilhas. O Windsurfer foi usado como prancha de demonstração nas Olimpíadas de 1984 em Los Angeles.
Em 1984, o "Windsurfer One Design" foi lançado com uma vela de Mylar e mastreação atualizados. A prancha também exibia alças, uma quilha mais rígida e uma parte central parcialmente retraída. Essas mudanças tornaram o One Design muito mais controlável em ventos mais fortes do que seu antecessor.
Ao longo dos anos 80, 90, o One Design foi disputado amplamente, mas no final deste período, a flotilha do One Design começou a diminuir enquanto o esporte crescia exponencialmente. Isso ocorreu devido ao rápido influxo de outros fabricantes e classes de regata usando novas tecnologias.
Em 2010, o tamanho da flotilha foi reduzido, mas ainda existiam pontos fortes, com a Austrália e a Itália continuando a atrair boas flotilhas e realizando regatas regulares em nível nacional.
Em 2016, a IWCA iniciou um projeto para desenvolver um novo casco baseado no Windsurfer One Design, passando do polietileno para a construção de epóxi de menor peso, com maior volume para atender a uma ampla gama de atletas.
O “Windsurfer LT” foi adotado pela Classe em 2018 e pode competir na Classe Windsurfer junto com o Windsurfer Original e o One Design.
Com o LT, a classe Windsurfer mantém os ideais e tradições dos pioneiros do windsurf - para fornecer uma plataforma divertida e inclusiva para uma competição justa e amigável por meio de uma regata one-design barato, onde a ênfase está na habilidade e tática, e não no equipamento.
Em menos de dois anos após o lançamento, milhares de pranchas LT foram vendidas e novas flotilhas estão se formando na Europa, Ásia, Austrália, África e Américas.
O futuro da classe Windsurfer ainda está por ser escrito ... estamos esperando por você! Junte-se a nós.

Especificações:
Código da Classe: IWCA
World Sailing Status: Internacional
Tipo de casco: Windsurfing
Ano de Status: 1980 - 1985 & 1989
Numero de tripulante: 1
Projetista: Jim Drake e Hoyle Schweitzer
Material do casco: Fibra
Projetado no ano: 1968
Comprimento do casco: 3.90 m / 13 pés
Boca: 0.65 m / 2 pés 2 pol.
Área Vélica:
Homem: 6.5 m² / 70 pés²

Avisos

SOBRE

FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro é a única entidade esportiva autorizada a organizar e realizar regatas e enventos náuticos no estado do Rio de Janeiro.
© 2019 FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro