Classes Reconhecidas - IOM (Radio Controlado)

IOM - International One Metre
O veleiro 1 metro internacional (IOM) foi criado por Jan Dejmo, com o apoio de Graham Bantock e do comitê permanente da ISAF-Rádio Sailing Division, posteriormente aprovado pela World Sailing (ex-ISAF), em 1988.
A intenção na sua criação foi a de reunir diversos projetos de veleiros da classe "1 metro" com características diferentes que existiam em diversos países, unindo todos em uma única classe de veleiros, com apenas uma regra e um maior número de restrições.
Projetos de baixo custo e de fácil construção são os objetivos da classe 1 metro internacional. Como resultado temos atualmente o mais popular veleiro R/C em todo o mundo.
A Associação Brasileira da Classe 1 Metro (ABC-1M) é o organismo supremo da classe 1 Metro no Brasil. É filiada à Associação Brasileira de Veleiros Rádio Controlados (ABVRC) e à International One Meter Class Association (IOMICA).
É a responsável pelo gerenciamento e distribuição dos numerais de vela, pelo registro dos barcos e suas medições, conforme as regras de construção tanto da classe IOM (International One Metre) quanto da classe 1M-ULY (1 Metro da Unión Latinoamericana de Yates R/C) emitindo os respectivos certificados de medição e propriedade.
Supervisiona e coordena todas as regatas oficiais da classe 1 Metro no Brasil.
Coordenador: Alexandre Marien - alexandremarien@gmail.com
Medidor Oficial - Armando Ramos

Especificações:
Código da Classe: IOM
World Sailing Status: Internacional
Tipo de casco: Radio Controle
Ano de Status:
Projetista: varios
Material do casco: Fibra ou madeira
Comprimento do casco: 1,00 m
Boca: sem restrições
Calado: 0,37 - 0.42 m
Peso Mínimo: 4 Kg
Peso do Lastro: 2.5 Kg max.
Área Vélica: 0.6 m²

Avisos

SOBRE

FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro é a única entidade esportiva autorizada a organizar e realizar regatas e enventos náuticos no estado do Rio de Janeiro.
© 2019 FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro