Logo do 470
Desenho lateral do 470
Documentos Técnicos da Classe 470:
Regras da Classe 470 - Junho 2023
Alterações das Regras da Classe 470 - Junho 2023
Interpretações das Regras da Classe 470 - Julho 2021
Relatório da Classe 470 - 2022
Especificação de Fabricação - Junho 2023
Fornecedores de Bandeiras Nacionais - Março 2022
Formulário de Medição - Dezembro 2017
Certificado de Medição - Dezembro 2017
Classe 470 Sites:
470 Internacional: www.470.org
Súmulas Campeonatos Estaduais:
Estadual 470 - ICRJ 2006 (20, 21 e 22/10)
Estadual 470 - 2007 não ouve
Estadual 470 - ICRJ 2008 (20, 21, 22 e 23/11)
Estadual 470 - ICRJ 2009 (20, 21 e 22/03)
Estadual 470 - ICRJ 2010 (9, 12, 16 e 17/10)
Estadual 470 - ICRJ 2011 (7, 10 e 11/09)
Estadual 470 - ICB 2012 (12, 13 e 14/10)
Estadual 470 - ICRJ 2013 (1, 7 e 8/09)
Estadual 470 - 2014 não houve
Estadual 470 - ICRJ 2015 (4, 5 e 6/12)
Semana de Vela 470 - ICRJ 2016 (19 a 22/07)
Estadual 470 - ICRJ 2017 (17, 18 e 19/02)
Não houve Estadual 470 - 2018 e 2023
Sobre o 470: O nome é o comprimento total do barco em centimetros (o barco tem 4,70 metros de comprimento). O casco é de fibra de vidro com tanques de flutuação integrados.
É uma classe popular de barco, oferecendo uma boa introdução aos barcos de alto desempenho sem ser excessivamente difícil de manusear. Não é um barco projetado para iniciantes. Tem uma grande relação área velica-peso e é projetado para o planar facilmente. A maioria dos velejadores obtém experiência substancial em um barco mais estável e menos exigente antes de começar o 470.
A Classe 470 International é a classe de barco utilizada tanto para dupla de homens quanto para dupla de mulheres em Jogos Olímpicos. Usado como equipamento olímpico desde 1976, onde a classe foi velejada como um evento aberto antes da introdução de eventos separados para homens e mulheres em 1988, o 470 é velejado em mais de 61 países ao redor do mundo.
Uma classe one design rigorosa, o 470 provou seu pedigree como classe olímpica, sendo um veleiro de alta performance adequado para pesos corporais de todos os continentes e para velejar em uma ampla gama de condições climáticas. Através dos 9 Jogos Olímpicos em que a Classe 470 foi corrida, mais de 18 países diferentes conseguiram medalhas olímpicas nos eventos masculinos e femininos, demonstrando a profundidade de participação e talento.
A Classe 470 International é responsável pela organização e administração da Classe 470 em todo o mundo. Com 25% dos atletas nos Jogos Olímpicos competindo na Classe 470, a Classe está empenhada em garantir que seus interesses e os interesses mais amplos dos velejadores de 470 sejam representados e encoraja, promove e desenvolve a Classe 470 em todo o mundo.
O 470 está equipado com spinnaker e trapézio, fazendo o trabalho em equipe necessário para navegar bem. O 470 não é difícil, mas para ser competitivo, tudo deve ser dominado até a perfeição. Tacticamente, o barco é exigente porque as diferenças de velocidade são pequenas e as flotilhas geralmente são grandes. Para ser competitivo, tudo deve ser dominado até a perfeição e o 470 é freqüentemente citado como o mais desafiante, dinâmico e emocionante para velejar dos barcos Olimpícos.
Em 1969, a classe recebeu o status internacional da WS (ex-ISAF) e tem sido uma classe olímpica desde a primeira exibição nas Olimpíadas de Montreal em 1976. Em 1988, o primeiro evento olímpico de vela feminina foi velejado nos 470, como o primeiro passo para aumentar o número de mulheres competindo nos Jogos Olímpicos.
O barco pode ser velejado de forma competitiva em uma grande faixa de condições de vento e mar.
Especificações:
Código da Classe: 470
World Sailing Status: Olimpico
Tipo de casco: Barco de bolina
Ano de Status: 1974
Numero de tripulante: 2
Projetista: André Cornu
País de Origem: França
Material do casco: Fibra
Projetado no ano: 1969
Numero de Trapezio: 1
Comprimento do casco: 4.70 m
Boca: 1.70 m
Área Vélica:
Vela Grande: 9.45 m²
Buja: 3.59 m²
Spinnaker (Balão): 12.16 m²
Mastro: 6.26 m
Peso da Trip. Ideal: 110 - 145 Kg
Peso do barco: 120 Kg