Classes Reconhecidas - ORC

HISTÓRIA: A Associação Brasileira de Veleiros de Oceano teve sua fundação oficial em 05 de Janeiro de 1955. Fundada basicamente pelo Iate Clube do Rio de Janeiro, Iate Clube de Santos, Federação Paulista de Vela e a então Federação Metropolitana Carioca de Vela (atual FEVERJ).
A ABVO surgiu da necessidade de melhor organizar a Regata Santos-Rio, que teve seu início em 1951. Nesta edição, a Santos-Rio teve como Fita-Azul o veleiro “Vendaval” do ICRJ sob comando de Fernando Pimentel Duarte. No tempo corrigido, a vitória coube ao “Ondina” do comandante Joaquim Belém. Na edição de 1955 já organizada pela ABVO, a Santos-Rio foi vencida no tempo real e corrigido pelo “Mistral” do comandante Leon Joullié.
Deste então, a ABVO virou a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil e reconhecida então pelo poderoso CND. Ajudou a construir e a consolidar a Confederação Brasileira de Vela e Motor. Promoveu e reconheceu diversas regatas regionais, nacionais e internacionais, muitas ainda atuantes no Brasil. Dentre elas, o Circuito-Rio; Circuito Oceânico de Santa Catarina; Circuito Salvador e tantas outras regatas e campeonatos. A ABVO passou a ser a gestora das regras de tempo corrigido (Handicap) no Brasil como representante da Offshore Racing Council – ORC com sede na Inglaterra.
Nos anos 70, adotou a Regra IOR e depois a IOR Mark III para os barcos de regata. Em 1980, reconheceu a regra RHC para barcos de cruzeiro. No início dos anos 90, a regra IOR deu vez para a moderna regra IMS que mais tarde seria reformada e denominada como regra ORC (reconhecida pela ISAF). Em 2014, realiza seu primeiro campeonato brasileiro reconhecido pela CBVela.
Hoje a ABVO, possui mais de 100 veleiros associados, organiza uma Copa Brasil de Vela de Oceano que em 2013, teve a participação de 192 veleiros. Oferecemos serviços e apoio para eventos. Temos como clubes colaboradores, o Iate Clube do Rio de Janeiro; Yacht Club de Ilhabela; Iate Clube de Brasília; Ubatuba Iate Clube; Yacht Clube da Bahia. A entidade equilibrou suas contas e possui sua sede oficial na Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro – FEVERJ.

Especificações:
Código da Classe: ORC
World Sailing Status: Internacional
Tipo de casco: Oceano de Bolina
Ano de Status:
Numero de tripulante: vários
Projetista: vários
Material do casco: vários

Avisos

SOBRE

FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro é a única entidade esportiva autorizada a organizar e realizar regatas e enventos náuticos no estado do Rio de Janeiro.
© 2019 FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro