Classes Reconhecidas - Tornado (ex olímpica 1976-2008)

Logo do Tornado

Desenho lateral do Tornado Documentos Técnicos da Classe Tornado:
Regras da Classe Tornado - Outubro 2016
Alteração das Regras da Classe - Outubro 2016
Formulário de Medição - Seção D Casco
Relatório da Classe - 2022

Classe Tornado Sites:
Classe Tornado Inter.: www.tornado-class.org

Súmulas Campeonatos Estaduais:

Hall da Fama - Campeões Estaduais

Uma Breve História do Tornado: A História do Tornado, o Catamarã Olímpico
O Tornado foi projetado no outono de 1967 por Rodney March da Inglaterra, com a ajuda de Terry Pierce e Reg White, especificamente com o objetivo de ser o novo Catamarã Olímpico, que seria selecionado pela IYRU em um ensaio de Catamaran Olimpico. O barco foi desenvolvido principalmente em Brightlingsea, na Inglaterra.
O status internacional foi concedido ao Tornado como resultado de sua vitória definitiva dos julgamentos da IYRU realizados na Inglaterra. O próximo passo, adicionando o evento Catamaran ao programa olímpico, ocorreu dois anos depois, com o resultado de que o primeiro evento de Catamarã, em 1976 no Canadá, foi velejado no Tornado. O Tornado é um excelente exemplo de uma classe que foi projetada especificamente para a competição olímpica que se tornou uma classe internacional de sucesso em seus próprios méritos.
O Tornado permaneceu incontestável como o último catamarã de design único. Com o seu equipamento moderno e linhas elegantes, o Tornado é rápido para chamar a atenção de qualquer observador de água, pois ele abranda os portos, lagos e oceanos em mais de 30 países ao redor do mundo. Com a sua capacidade de alcançar velocidades de 15-18 nós contra o vento e no vento em popa, e mais de 33 nós no traves, o Tornado é verdadeiramente a máquina de velocidade dos puristas.
Mais de 4.800 Tornados foram construídos, com 1.200 membros da associação de classe em todo o mundo. Em 2004, no Golfo de Saronikos na Grécia, o Tornado esteve velejando em seus sétimos Jogos Olímpicos.
Exceto por aprimoramentos em detalhes técnicos - melhorias na tecnologia de casco, vela e mastro, melhores moitões e cabos - o Tornado permaneceu inalterado desde o início até o início dos anos 90. Em seguida, como resultado da crescente popularidade de outras catamarãs menores, a classe Tornado realizou um importante programa de desenvolvimento em 1993. Foi especificamente para responder a um pedido da IYRU para buscar formas de melhorar a consciência pública e mediática da esporte de iatismo e, em segundo lugar, responder aos possíveis desafiantes a sua função de "catamaran superior".

Especificações:
Código da Classe: TRN
World Sailing Status: Internacional
Tipo de casco: Multicasco
Ano de Status: 1967
Numero de tripulantes:2
Projetista: Rodney March
Pais de origem: Gra Bretanha
Material do casco: Fibra (barcos antigos eram madeira)
Projetado no ano: 1966
Numero de Trapezio: 2
Comprimento do casco: 6.10 m
Boca: 3.05 m
Calado: 0.17 m
Altura do mastro: 9.45 m
Área Vélica:
Vela Grande: 16.35 m²
Buja: 5.29 m²
Spinnaker: 25.77 m²
Grande + Buja: 24 m²
Peso do barco: 155 Kg

Avisos

SOBRE

FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro é a única entidade esportiva autorizada a organizar e realizar regatas e enventos náuticos no estado do Rio de Janeiro.
© 2019 FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro