Classes Reconhecidas - Star (ex olímpica 1932-2012)

Histórico: O Star é um dos veleiros com Quilhas mais prolíficos do mundo por um motivo: é um barco incrível para navegar. Projetado em 1911 por Francis Sweisguth, provou ser um clássico em todos os sentidos. É a classe olímpica mais antiga, tendo sido usada pela competição em 1932 até Londres 2012. Apoiado por uma associação mundial, a Star como classe é uma das melhores organizadas na vela, com mais de 8.500 barcos construídos ao longo de seus mais de 100 anos de história e mais de 2000 regatas ativas hoje.
A Star evoluiu do artesanato para todas as gamas de competição e navegação a vela: seu equipamento e rig são simples o suficiente para o novato, mas suficientemente versátil para aqueles que estão na vanguarda da vela. É um plano de vela grande e poderoso, combinado com um casco liso e leve, impulsiona o barco com os mais fracos ventos, enquanto o mastro flexível pode ser regulado para dar "potencia" quando a brisa aumentar. A vela grande é infinitamente ajustável, permitindo que o velejador controle completamente a superfície de direção da vela. Os Stars hoje são geralmente construídos com fibra de vidro, com flutuação positiva e uma quilha integrada. O design, as velas e o equipamento da Star são regidos por regras de classe rigorosas, criadas para melhorar a concorrência com base em habilidades e custos de controle. Isso também serviu para ajudar a longevidade do projeto, mantendo os barcos mais velhos competitivos através de uma evolução cuidadosa.
Os Stars geralmente são "navegados a seco", isto é, armazenadas em seus trailers quando não estão em uso, e com um peso total em torno de 670 Kilos, podem ser facilmente rebocados de um lugar para outro.
Muitos dos principais velejadores do mundo do passado e presente estiveram envolvidos na Classe Star. A lista dos antigos Campeões do Mundo estão no Topo da vela: outros velejadores principais como John Kostecki, Mark Reynolds, Alan Adler, Torben Grael, Lars Grael e Robert Scheidt também estão envolvidos na classe Star. Mas a classe é composta por uma variedade de velejadores de todas as idades e níveis de habilidade. Um regata num Star tem apaixonado alguns velejadores para a vida: eles vão te dizer: é uma emoção.

Especificações:
Código da Classe: STR
World Sailing Status: Internacional
Tipo de casco: Quilha
Ano de Status: 1924
Numero de tripulantes:2
Projetista: Francis Sweisguth
País de Origem: USA
Projetado no ano: 1911
Comprimento do casco: 6.9 m - 22.7'
Comp. da linha dágua: 4.7 m - 15.4'
Boca: 1.7 m - 5.7'
Calado: 1.0 m - 3.3'
Área Vélica: 26.5 m² - 285 ft²
Pedo do casco: 671 Kg - 1.479 Lbs

Avisos

SOBRE

FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro é a única entidade esportiva autorizada a organizar e realizar regatas e enventos náuticos no estado do Rio de Janeiro.
© 2019 FEVERJ - Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro