Classes Reconhecidas - Lightning (Panamericana - Mista)

Logo do Lightning

Desenho lateral do Lightning
Desenho do Lightning

Documentos Técnicos da Classe Lightning:
Regras da Classe Lightning - Maio 2017
Alteração das Regras da Classe - Maio 2017
Relatório da Classe - 2022
Constituição da Classe - 2022
Leis da Classe - 2023
Modificações da Regra 42
Especificações
Folder 1940

Classe Lightning Sites:
Flotilha 401 Guanabara
Internacioal: www.lightningclass.org

Súmulas Campeonatos Estaduais:
Não houveEstadual Lightning - 2011 até 2022
Estadual Lightning - 2023 sem previsão

Hall da Fama - Campeões Estaduais

O Lightning International: O Lightning, um sloop de bolina de 19 pés rebocavél, foi projetado originalmente por Sparkman & Stephens como um "day-sailor" de família acessível e barco de regata. Ela evoluiu para uma das classes de corrida one-design mais populares e competitivas do mundo. Concedido ao status de Classe Internacional da World Sailing (ex ISAF), o Lightning é velejado em mais de 13 países e nos Jogos Pan-Americanos, e a classe oferece uma associação profissionalmente gerenciada, que é uma das maiores em toda a vela one-design. A mastreação do Lightning é simples, mas oferece controles da forma de vela sofisticados. O casco apresenta um design único em chine que combina a estabilidade que fornece energia velica, com seções de fundo plano que promovem o planeio. A Associação Internationcal da Classe Lightning protege o design do barco e licita construtores personalizados e privados para construir barcos sob sua administração. Uma lista de construtores de Lightning está disponível no ILCA mediante solicitação.
Seja de corrida ou para "daysailing", o Lightning oferece uma combinação de desempenho e estabilidade que escapa da maioria dos projetos. O chine do Lightning e a bolina de 58,97 Kg lhe dão a estabilidade e a força de um pequeno barco de quilha indo ao tempo em ventos fortes e permiti que ele carregue um spinnaker muito grande para passeios deslumbrantes de vento.
Há espaço no cockpit para dois casais ou uma família para "daysail", mas o Lightning é fácil de descer na rampa e leve o suficiente para o transportar no trailer com facilidade. No caso de um capotagem, ele pode ser descapotado e velajado a seco por sua equipe.
Se você está mais interessado em como um barco se parece ou como ele se comporta, é difícil vencer o Lightning. A Classe mantém uma atitude que promove a inovação conservadora, tornando o barco mais rápido, mais seguro e mais livre de manutenção, mantendo preços acessíveis. A maioria dos Lightnings construídos nos últimos 25 anos pode ser competitivo e não é incomum vê-los ganhando corridas de barcos mais novos. Na verdade, o Campeão do Mundo de 1995 navegou um barco construído em 1969!
Os Lightnings modernos são construídos em espuma de fibra de vidro com bolinas de aço inoxidável e cruzetas de alumínio anodizado preto. As melhores velerias do mundo dão a classe seus melhores esforços. Em suma, há controles suficientes para manter tecnicamente, mas são boas táticas, manobras e velejadas que ganham regatas.

Especificações:
Código da Classe: LIG
World Sailing Status: Internacional
Tipo de casco: Bolina
Ano de Status: Nov. 1962
Numero de tripulantes:3
Projetista: Sparkman & Stephens
País de Origem: USA
Material do casco: Fibra
Projetado no ano: 1938
Mais de 15.000 construidos
Mais de 500 flotilhas ao redor do mundo
Mais de 100 flotilhas ativas ao redor do mundo
Comprimento do casco: 5.8 m / 19 pés
Boca: 2.0 m / 6'6 pés
Altura do mastro: 7.90 m / 26'2 pés
Calado:
Bolina abaixada: 151.3 cm / 4'11 pés
Bolina levantada: 12.8 cm / 5 polegadas
Área Vélica:
Grande e Buja: 16.44 m² / 177 pés²
Balão (spinnaker): 27.87 m² / 300 pés²
Deslocamento: 318 Kg

Avisos

SOBRE

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